quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Etismo: Fanatismo ou uma Religião

Etismo: Fanatismo ou uma Religião
por Revista Saints Edição 03 ( Lucas Santiago e Wasat)

Em locais de grandes discussões como nos fóruns e nas comunidades filiadas a animes, mangas, entre outros, vem aparecendo um grande número, para não dizer gigantesco número de fanáticos em um determinado personagem de séries de desenhos japoneses. Esse grande grupo que vem crescendo continuamente e se expandindo leva a designação de "etes". E graças a muitos desses "etes", que vemos as mais incríveis matérias em debates a respeito de vários animes, mas principalmente os vemos em comunidades de Cavaleiros do Zodíaco. Para alguém que se chama "ete", não existe argumentação que rebaixe seu personagem favorito, não importando as circunstancias. No entanto, ainda existe um grande grupo que se diz "não ete", mas também que não nega ter preferências sobre um personagem, às vezes por se identificar ou às vezes por personalidade marcante entre outros fatores. Porém, diferentes dos etes fanáticos, tem os que não se deixam tapar pelo orgulho de ver seu personagem na visão de todos acima do contexto feito pelo autor e são fies ao que a série apresenta, esses são os mais flexíveis a série. Para ter maior noção do que passa na cabeça de cada um sobre esse assunto que até agora ninguém se cogitou da onde começou, e até para ver se isso é só em Cavaleiros do Zodíaco, será feito uma pesquisa com 12 etes de cada personagem que compôs a série de Saint Seiya. Estou falando dos Cavaleiros de Ouro. Neste primeiro mês, será feito uma pesquisa com etes de Áries a Virgem, e mês que vem terá um desfeche com os etes de Libra a Peixes. Os entrevistados foram selecionados de várias comunidades para fazer parte dessa pesquisa/entrevista. Os entrevistados deste mês são: Fernando Lucena (musete), Renato Custódio (Aldebarete), Thiago Nascimento (Saguete), Daniel Nayre (Mascarete), William Gustavo (Aiolete) e Thiago Prado (Shakete). Espero que se identifique com a pesquisa que vai nos mostrar o modo de cada um dos entrevistados ver que é o etismo.


ENTREVISTAS


Nome: Fernando Lucena
Idade: 26 anos
Signo: Sagitário
Escolaridade: Segundo Grau Completo
Lado ETE: Musete




PERGUNTAS BÁSICAS:


Essa primeira parte é para conhecer os motivos de cada "ete" que o levaram a escolher o personagem favorito e tudo mais.

1) - A tua preferência e "fanatismo" pelo personagem foi porque ele corresponde:
Ao seu signo;
Porque você se identificou com ele;
Pois acha ele forte e superior a todos;
Em última escala por ele passar uma personalidade e caráter que você admira.
Comente.


Não foi por ele ser do meu signo. Eu seria Sagitário, no caso. Eu me tornei Musete ao ver o Mu lutando pela primeira vez no Episódio G. Até então, eu nunca tinha visto. A demonstração de poder dele unida a sua frieza é o que me chamou mais a atenção. Me fez questionar muitas coisas em CDZ que antes eram tidas como "verdades". Principalmente sobre quem é o mais forte entre os Cavaleiros de Ouro.

2) - Partindo com os fatos da série, que existem cavaleiros de ouro mais poderosos que o seu personagem, como você reage com esses argumentos quando eles vêm de encontro ao que você acha sobre seu personagem?

Não acho que na série exista "fatos" atestando que um cavaleiro é superior a outro. Eu sempre argumento que cavaleiros que possuem habilidades ou golpes mais diversificados é um cavaleiro mais versátil. Mas a série mesmo atesta que dentre os Cavaleiros de Ouro não há um "mais forte" ou mais poderoso. Por isso sempre defendi que Mu tem capacidade suficiente de derrotar qualquer outro Cavaleiro. Afinal, a série mesmo diz que o vencedor sempre será o que for capaz de elevar seu cosmo mais alto que o outro.

3) - Você considera a Saga G válida para relacionar poder e superioridade de um personagem a outro? Justifique isso levando em consideração o fato dos Cavaleiros de Ouro da Saga clássica perder para Cavaleiros de Bronze e na Saga G derrotarem deuses.

Eu considero qualquer coisa relacionada "oficialmente" a CDZ válido. Afinal, se o Kurumada autorizou a criação daquela história, não sou eu que vou bater de frente e falar "isso vale aquilo não vale". Segundo, esteticamente falando, os Cavaleiros de Ouro no Episódio G são superiores aos da Saga Clássica. Mas apenas esteticamente. É lógico que artistas diferentes dão "visões" diferentes ao mesmo personagem. Mas se for pra comparar feitos, praticamente nenhum Cavaleiro de Ouro foi realmente "derrotado" visto que praticamente todos eles deixaram os Cavaleiros de Bronze passar. Fora alguns poucos que realmente lutaram com todas as forças e morreram, mas não sem antes derrotar seus oponentes. Não vou entrar em detalhes e ficar explicando minha opinião sobre cada combate individual ocorrido nas 12 casas, mas sempre vai ter gente interpretando o que aconteceu ali como uma "derrota" sem se lembrar de que os Cavaleiros de bronze são os protagonistas. E protagonistas de um Shonen ainda por cima. O tipo de história que fala de gente pequena superando grandes obstáculos. CDZ sempre foi e sempre será assim. E não só CDZ, como qualquer outro anime do gênero.

No próprio Episódio G os papéis se inverteram. Agora os Cavaleiros de Ouro são os "pequenos protagonistas" enfrentando inimigos muito mais poderosos e superando-os através da determinação. Então, a comparação é inválida.

4) - Em larga escala, levando em consideração que na batalha das doze Casas, até então, a grande maioria dos Cavaleiros de Ouro com poder relativo se lutassem entrariam em uma guerra de mil dias, isso continua valendo na Saga de Hades?

Eu acho que sempre será válido em qualquer saga. Mas na Saga de Hades não foi o que aconteceu. O único indício de "Guerra de Mil Dias" demonstrado foi com relação à Shion e Dohko. Vemos Mu derrotando dois cavaleiros de ouro. Vemos Shaka enfrentando 3 Cavaleiros de uma só vez. Mas mesmo assim o conceito não pode ser invalidado. Afinal, estes recursos foram utilizados para adicionar emoção a história. E por isso teve de ser ignorado. A história não seria a mesma se todos os Cavaleiros de Ouro ali ficassem lutando eternamente até os dois morrerem ou até eles simplesmente desistirem de lutar. Claro que isso também vai do favoritismo do autor. O próprio autor demonstra muito favoritismo com relação a Shaka e com isso cria situações que o enaltecem. E com isso gera as discussões intermináveis a respeito de um suposto Cavaleiro de Ouro mais forte.

PERGUNTAS INDIVIDUAIS:

Essa parte da revista é para ver a fidelidade da expressão "ete" de cada entrevistado, até para ver o nível da veracidade primeira parte da entrevista da matéria: Etismo.

1) – Ao levar em consideração que nunca se colocou de encontro com as atitudes de Saga em treze anos, Mu, ao não ter coragem de subir as doze casas usou a desculpa: "prova celestial", para ficar de lado com a batalha e com isso poupar a vergonha da derrota eminente contra Saga?

Esse é exatamente o tipo de argumento ridículo de alguns "etes" para demonstrar seu ponto de vista. Primeiro, por afirmar que o único a se omitir foi Mu. O que não é verdade. Em algum ponto ou outro da história, Aiolia se omitiu. Aldebaran. Shaka. Milo. Todos tinham suas dúvidas. Portanto, a vitória dos Cavaleiros de Bronze, seria um atestado a todos os Cavaleiros de que Saori era Atena. Gente pequena, superando os obstáculos mais difíceis. Este é o tema principal do mangá. A "prova celestial" é citada no mangá como fato. O próprio autor determinou este motivo. No entanto o "ete" novamente escolhe considerar apenas os fatos da obra que enaltecem o seu personagem e ignorar os que lhe convém ou os que possam ser usados contra o personagem que não gostam. Pro "Ete" seria muito mais lógico o Kurumada colocar o Mu pra subir as 12 casas e sair enfrentando os outros Cavaleiros de Ouro, enquanto os Cavaleiros de Bronze que são os protagonistas ficam parados esperando, tomando um "suquinho" enquanto a Atena ta lá com a flecha do peito.

2) – Vimos que com um ataque, Aiolia e Shaka fulminaram os espectros que invadiram o Santuário em fração de segundos. O guardião da primeira Casa, no entanto, além de não perceber que um grande grupo invadiu o Santuário, foi atacado e quase morreu para um grupo de espectros que não tinham um poder muito significativo. Sabendo que Pappilon, de certa forma, impediu a morte de Mu, podemos levar em consideração que o guardião de Áries, apesar de ser metido a Sábio, não é lá tão forte como muitos pensavam?

Este é outro exemplo de que o "ete" enxerga o que quer. Os Espectros passaram pela primeira casa enquanto Mu estava ocupado enfrentando 6 Cavaleiros de Ouro em sua porta. Os espectros passaram à surdina pela primeira casa. Nas casas de Leão e Virgem, eles se revelaram aos seus guardiões. Qualquer Cavaleiro de ouro teria a capacidade de fazer o que Aiolia e Shaka fizeram. Afinal, daqueles espectros, apenas Myu possuía qualquer poder considerável. E este foi derrotado por Mu. Outro argumento de que Papilon impediu a morte de Mu também não condiz. Esta idéia é passada por aqueles que assistiram apenas os OVAS e não leram o mangá. Onde Mu demonstra ter um poder psíquico muito maior do que o de Myu.

3) – Levando em consideração a argumentação da segunda pergunta, em Poseidon, quando Aiolia pretendia salvar Athena, Mu impede o mesmo alegando matá-lo em nome do Mestre Ancião. Sabendo que Mu não teve lá poder para enfrentar alguns espectros e não teve coragem de enfrentar Saga como Aiolia, conseguiria Mu fazer alguma coisa contra o Leão sendo tão "inferiorizado"?

Esta afirmação é tendenciosa. Mu foi paralisado por Myu. E não por "alguns espectros".
Em momento algum, estes espectros enfrentaram Mu em condições "justas". No
Episódio G, o próprio Aiolia afirma que Mu possui um poder tão grande ou maior que o
Titã que está enfrentando. Mu demonstrou poder para enfrentar dois Cavaleiros de Ouro ao mesmo tempo. Que eram muito mais poderosos do que os Espectros que Aiolia e Shaka derrotaram tão facilmente. Novamente o argumento do "ete" se baseia em enxergar o que ele quer, chegando ao ponto de menosprezar os outros Cavaleiros no processo.

4) – Aldebaran é morto em combate na Casa de Touro de maneira covarde pelos espectros. Não seria isso culpa de Mu, que como guardião da Casa de Áries, permitiu que tamanho grupo passasse por ele, sendo que o mesmo sendo tão poderoso psiquicamente não os percebeu, entregando a vida de um companheiro de batalha? Como você vê o poder de Mu neste contexto?

Minha visão do poder de Mu não muda aqui. Afinal, Mu estava enfrentando 6 Cavaleiros de Ouro quando os espectros passaram por Áries. E por que a culpa pela morte de Aldebaran seria do Mu e não do próprio Aldebaran que se deixou ser pego de surpresa? Aldebaran não sentiu cosmos se enfrentando em Áries? Aldebaran precisa ser "protegido" por Mu? Ele não é capaz de se proteger sozinho?

PERGUNTA FINAL:

1) - O que significa o Etismo para você? Em sua opinião, qual foi o anime a começar com essa "religião" para muitos assim considerados?

"Etismo" não tem significado nenhum pra mim. Se eu considero uma "religião" ou um "modo de vida" ou uma "adoração incondicional ao personagem"? Nada disso. Foi um termo criado e difundido através do Orkut pra determinar qual o personagem favorito de cada pessoa. Vejo isso muito em uma comunidade de Quadrinhos, por exemplo, onde existem os "Marvetes", os "DCnautas" e menor grau os "Etcétericos" (Comunidade DC x Marvel x Etc.). Uma comunidade de discussão de combates entre personagens das mais diversas mídias). Em minha opinião, começou com o próprio CDZ. Eu não vejo muita gente se intitulando "Narutete" ou "Yusukete". E se existe, acredito que começou depois que os "CDZetes" criaram o termo.






Nome: Renato Custódio Pereira
Idade: 22 anos
Signo: Sagitário
Escolaridade: E. Superior Completo
Lado ETE: Aldebarete





PERGUNTAS BÁSICAS:

Essa primeira parte é para conhecer os motivos de cada "ete" que o levaram a escolher o
personagem favorito e tudo mais.

1) - A tua preferência e "fanatismo" pelo personagem foi porque ele corresponde:
Ao seu signo;
Porque você se identificou com ele;
Pois acha ele forte e superior a todos;
Em última escala, por ele passar uma personalidade e caráter que você admira.

Comente.

Ele é meu preferido por passar uma personalidade e caráter que eu admiro e também por eu me identificar com ele em certos aspectos. O cavaleiro de touro geralmente consegue ver além daquilo que as pessoas aparentam ser, se mostrando um bom julgador de caráter e capaz de acreditar na honra dos seus companheiros de batalha sem exigir muitas provas, como fez em relação ao Dohko e a Mu durante o episódio G. Além de, é claro, possuir um dos golpes com maior poder de ataque de toda a série.


2) - Partindo com os fatos da série, que existem cavaleiros de ouro mais poderosos que o seu personagem, como você reage com esses argumentos quando eles vêm de encontro ao que você acha sobre seu personagem?

Quando isso acontece, eu procuro analisar os argumentos apresentados para ver se realmente tem algum fundamento. Caso tenham, na mesma hora reconheço que aquele ponto apresentado de fato é real. Caso eu ache que os argumentos não são válidos por um determinado motivo, apresento minhas teorias sobro o assunto em questão e espero pra ver o que acontecerá. Como disse uma vez Raul Seixas em uma música: "Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".

3) - Você considera a Saga G válida para relacionar poder e superioridade de um personagem a outro? Justifique isso levando em consideração o fato dos Cavaleiros de Ouro da Saga clássica perder para Cavaleiros de Bronze e na Saga G derrotarem deuses.

Sim, até o presente momento considero o episódio g válido. Os cavaleiros de ouro que foram derrotados por cavaleiros de bronze durante a batalha nas 12 casas foram apenas alguns. E mesmo esses que foram derrotados se mostraram infinitamente superiores durante todo o combate, sendo derrotado apenas no momento em que o cavaleiro de bronze realiza um "milagre", ou seja, algo impossível de se realizar, que no caso é superar o cosmo de um cavaleiro de ouro. É interessante observar também que a maioria dos cavaleiros de ouro estavam tão confiantes que não usavam sua força máxima logo no início da batalha.

4) - Em larga escala, levando em consideração que na batalha das doze Casas, até então, a grande maioria dos Cavaleiros de Ouro com poder relativo se lutassem entrariam em uma guerra de mil dias, isso continua valendo na Saga de Hades?

Acredito que é muito complicado analisar batalhas de indivíduos com um poder tão alto se baseando apenas em algumas poucas demonstrações de poder. No entanto, imagino que a guerra dos mil dias não se aplica ao confronto de qualquer cavaleiro de ouro contra qualquer cavaleiro de ouro. Cada um deles possui habilidades que podem ser mais bem utilizadas contra determinado cavaleiro de ouro. É possível fazer uma analogia ao famoso jogo "megaman", onde cada arma era melhor contra determinado chefe. Em outras palavras, acredito que o cavaleiro x ganha do y que ganha do z que ganha do x.

PERGUNTAS INDIVIDUAIS:

Essa parte da revista é para ver a fidelidade da expressão "ete" de cada entrevistado, até para ver o nível da veracidade primeira parte da entrevista da matéria: Etismo.

1) - Sabendo que Aldebaran foi confiado a segurança de Athena (mesmo que por "covardia" ou "estratégia" do general marina Sorento de Sirene) Aldebaran foi um tanto irresponsável e demonstrou que não estava apto a defender a deusa diante do ataque que nem mesmo ele conseguiu prever?

De forma nenhuma. Mesmo com poder reduzido a 1% ele conseguiu fazer frente ao adversário durante um bom tempo, conseguindo inclusive o enganar com uma ilusão mesmo essa não sendo especialista nisso como Saga ou Shaka. Com a força de seu golpe conseguiu arremessar o adversário longe, e fez o marina reconhecer que caso não estivesse com a força reduzida, o ataque teria certamente o matado instantaneamente. Se alguém foi humilhado nessa luta foi o defensor de Poseidon. Lembrando que mesmo Aiolia, Milo e Mu quando estavam com 10% de suas forças(10 vezes mais que Aldebaran nesse caso) não conseguiram juntos causar o mesmo efeito em Radamanthys.

2) - Aldebaran foi considerado por Mu, um dos mais poderosos Cavaleiros de Ouro, porém, vimos que Aldebaran na batalha das doze Casas, de início esbarrou na artimanha de Mu de consertar armaduras como a de Seiya e perdeu a batalha sendo superado. Não seria engano de Mu, ao compará-lo com um dos mais fortes sendo que diferentes de muitos outros sequer conseguiu destruir as meras armaduras de bronze?

Não, Mu estava correto. Os motivos são muito simples: Apenas Aldebaran e Shaka colocaram 3 cavaleiros de bronze para dormir com apenas um golpe durante a batalha nas 12 casas. As armaduras de bronze não resistiram apenas aos golpes de Aldebaran, mas também aos golpes de Máscara da Morte, Aiolia, Shaka e Milo. O motivo mais importante: Ele passou a desconfiar do grande mestre, e apenas por isso fez o trato com Seiya. Caso contrário, ele assim como qualquer cavaleiro de ouro jamais deixaria que o "mal" passasse pela sua casa, pelo menos não enquanto ainda tivesse forças para respirar. Isso fica muito claro, pois ele só propôs o trato quase no final da luta. Após propor a única coisa que aconteceu foi Seiya tocar o 7º sentido e segurar o golpe por uns instantes até não agüentar mais e ser arremessado com uma força imensa para trás e logo em seguida cortar o chifre de touro. Esse foi o único momento durante a batalha em que Aldebaran atacou a sério. Ou seja, após o trato Seiya realizou um milagre e conseguiu atingir a condição para a vitória. Condição essa que só foi imposta devido ao julgamento do cavaleiro de que os cavaleiros de bronze poderiam estar falando a verdade e a desconfiança em relação ao grande mestre.

3) – Mesmo que tenha sido de maneira covarde a morte de Aldebaran pelo anime para o espectro que invadiu a casa de Touro; como você o vê perto dessa cena lamentável, comparado a Aiolia e Shaka que os recepcionaram para matá-los?

O espectro que invadiu a casa de touro não estava entre os mais fortes, mas possuía uma técnica extraordinária. Mesmo Mu reconheceu que não teria sobrevivido se não fosse o aviso cósmico deixado por Aldebaran na armadura de touro. Claro que eu gostaria que tivesse acontecido uma luta mais interessante nessa ocasião, no entanto ficou claro que ele não foi morto por ser fraco demais ou algo do tipo, mas sim por ter sido vítima de um golpe extremamente fatal.

4) - Falando francamente, Aldebaran na série foi ridicularizado, tanto em anime tanto e manga, você concorda com isso?  Explique.

Não concordo. Tanto no mangá quanto no anime ele apenas foi derrotado quando foi pego desprevenido, por alguma técnica extremamente "apelona" ou quando tinha interesses na vitória do adversário como no caso das 12 casas. No episódio G temos mais uma amostra da força, quando nem mesmo Aiolia e Shura juntos podiam fazer nada contra o peso que caia sobre os ombros deles dois, e Aldebaran com uma mão segurou a esfera enquanto com a outra lutava contra as criaturas. Alguém que consegue isso jamais poderia ser chamado de ridículo.

PERGUNTA FINAL

1) - O que significa para você o Etismo para você? Em sua opinião, qual foi o anime a começar com essa "religião" para muitos assim considerados?

No meu ponto de vista, o "etismo" seria julgar um personagem ou uma série melhor que outra de forma inquestionável, sem se importar com os argumentos apresentados do lado oposto. Como, Cavaleiros do Zodíaco é o anime que mais acompanho, foi o primeiro que vi os "etes". Inclusive na primeira vez que eu ouvi isso foi se referindo a um "Shakete". Achei muito engraçada a expressão e ri bastante.



Nome: Thiago Nascimento Silva
Idade: 17 anos
Signo: Gêmeos
Escolaridade: Segundo Grau Completo
Lado ETE: Saguete






PERGUNTAS BÁSICAS:

Essa primeira parte é para conhecer os motivos de cada "ete" que o levaram a escolher o personagem favorito e tudo mais.

1) - A tua preferência e "fanatismo" pelo personagem foi porque ele corresponde:
Ao seu signo;
Porque você se identificou com ele;
Pois acha ele forte e superior a todos;
Em última escala por ele passar uma personalidade e caráter que você admira.

Comente.

Por todos, sei que Saga é o personagem mais forte do anime e um dos mais fortes do mangá, a personalidade dele é "foda", passa sempre segurança e superioridade, um cara que se suicida pelos seus amigos merece respeito, os outros também merecem, mas Saga é excepcional.

2) - Partindo com os fatos da série, que existem cavaleiros de ouro mais poderosos que o seu personagem, como você reage com esses argumentos quando eles vêm de encontro ao que você acha sobre seu personagem?

Nem existem, no mangá tem toda a balela de que não existe cavaleiro de ouro superior, no anime tem e ele se chama Saga, mas quando estes argumentos são usados para casos como Shaka e Aiolia fica mais difícil avaliar, pois os dois são poderosíssimos, mas não há nada que um bom debate não resolva.

3) - Você considera a Saga G válida para relacionar poder e superioridade de um personagem a outro? Justifique isso levando em consideração o fato dos Cavaleiros de Ouro da Saga clássica perder para Cavaleiros de Bronze e na Saga G derrotarem deuses.

Sim, a saga G ainda nem terminou, muitas coisas podem acontecer, os dourados perderem o "up" de poder que ganharam de Pontos ou outras coisas, mesmo perdendo não muda diretamente a Saga Clássica, os Cavaleiros de Ouro perderam, pois tiveram o cosmo superado, é simples.

4) - Em larga escala, levando em consideração que na batalha das doze Casas, até então, a grande maioria dos Cavaleiros de Ouro com poder relativo se lutassem entrariam em uma guerra de mil dias, isso continua valendo na Saga de Hades?

Não, Alguns cavaleiros são muito fracos quando comparado a outros, Milo é um exemplo disso, não fez nada que preste e só apanha, não tem nem como compará-lo com Saga, sem contar que na Saga de Hades estavam com armaduras diferentes e no caso de defesa isso altera muito.

PERGUNTAS INDIVIDUAIS:

Essa parte da revista é para ver a fidelidade da expressão "ete" de cada entrevistado, até para ver o nível da veracidade primeira parte da entrevista da matéria: Etismo.

1) - Vimos que em Virgem, Shaka, que foi atacado pelo Golpe Fantasma de Fênix  de Ikki e mostra ter um poder mental e psíquico desenvolvido e ignora tal ataque, porém, Saga, como vimos além de ter bloqueado o Satã Imperial, técnica dos grandes Mestres que derrotou dois Cavaleiros de Ouro, não teve um empate. Além de Saga se comparar a um Cavaleiro de Bronze, mostra ser inferior a Shaka em habilidade mental e igual a um Cavaleiro de Bronze?

Não, claro que não, Ikki não é parâmetro de comparação, se fosse eu também compararia, Shaka perdeu pra Ikki e Saga ganhou de Ikki. O golpe fantasma de Fênix é uma ilusão, o SI não, é muito mais complexo e poderoso por ter domínio sobre a mente do inimigo.

2) – Na batalha mental contra Kanon, Saga mostra superioridade, porém em Câncer,Saga não conseguia prever quem era o ilusionista e fica rodando dentro do universo feito por Shaka. Isso é uma prova de que a série esta equivocada quanto ao fato de ser Saga o mais poderoso dos Cavaleiros de Ouro, já que neste contexto parecer ser inferior a Shaka?

Saga enganou Shaka e demais por vários anos, e isso tudo sem ilusão, Shaka no máximo conseguiu atrasar Saga. O Título de "Mestre das ilusões" cai bem em Saga, até mesmo a casa dele é conhecida assim, o labirinto de Gêmeos nem vale comparar anos de ilusão de Saga com minutos de ilusão de Shaka.

3) – Dupla personalidade é quando o psicológico da pessoa é divido em duas índoles e mostra uma mente fraca. Saga em um contexto geral, ressaltando o fato de ter uma mente debilitada e sem discernimento entre os extremos, é realmente inferior a um Cavaleiro como Shaka que esta acima do bem e do mal segundo seu contexto sobre a Metempsicose?

Não, pois Shion sabe o que fez, para ser Grande Mestre tem que ter grande domínio mental e Saga foi cogitado para tal cargo, e Shaka não está acima de nada, o único que está é o Deus máximo. Depois que o espírito saiu do corpo de Saga vimos que ele se tornou de novo o cavaleiro que todos admiravam.

4) – Uma das teses mais debatidas em comunidades é o fato de um Cavaleiro de Ouro ter o poder de obrigar outros Cavaleiros que eram superiores a usar a técnica proibida por Athena. Levando esse contexto em consideração, realmente Saga e os demais foram subjugados pelo poder de Shaka mostrando serem inferiores? E com isso, nos leva a acreditar que sozinho, Saga não seria páreo para Shaka com a técnica do Tesouro do Céu.

Eles foram obrigados, tinham pressa, deveriam chegar a Atena o mais rápido possível, subjugados não foram, afinal eram 3 contra 1, eles tinham infinitos modos de matar Shaka, queriam fazer do modo mais rápido, se Saga estivesse sozinho seria mais fácil ainda, não precisaria de se importar com os outros dois dourados e mesmo que perdesse o sentidos, lutaria com muito mais vigor e competência.

PERGUNTA FINAL:

1) - O que significa para você o Etismo para você? Em sua opinião, qual foi o anime a começar com essa "religião" para muitos assim considerados?

Ser ete é defender aquilo que gosta com extrema garra. O anime que começou com o etismo foi Cavaleiros do Zodíaco, todos querendo que seu signo fosse melhor que os outros, querendo que seu dourado fosse o mais poderoso, isso foi uma grande jogada de Kurumada, mas, sabemos que o mais poderoso é Saga.



Nome: Daniel Santos Nayre
Idade: 18 anos
Signo: Leão
Escolaridade: Segundo Grau Completo
Lado ETE: Mascarete






PERGUNTAS BÁSICAS:

Essa primeira parte é para conhecer os motivos de cada "ete" que o levaram a escolher o personagem favorito e tudo mais.

1) - A tua preferência e "fanatismo" pelo personagem foi porque ele corresponde:
Ao seu signo;
Porque você se identificou com ele;
Pois acha ele forte e superior a todos;
Em última escala por ele passar uma personalidade e caráter que você admira.
Comente.


Bom, acho que é por que me identifiquei com ele. Achei-o meio sem noção da primeira vez que vi CDZ, mais depois de grande comecei a entender mais as coisas e o "Death Mask" faz a gente parar e pensar numas coisas que de vez enquando... Por exemplo, quando ele diz: "Numa guerra você joga uma bomba pensando nos inocentes?" ou algo parecido com isso. Gosto dele pelas frases e efeito assim como gosto do Ikki.

2) - Partindo com os fatos da série, que existem cavaleiros de ouro mais poderosos que o seu personagem, como você reage com esses argumentos quando eles vêm de encontro ao que você acha sobre seu personagem?

Não acho que existe uma imensa diferença entre o MDM dos outros golds. Tirando Saga, Kanon, Shaka e Shion; acho eu que numa luta ele não perderia para os outros golds, e se perdesse não seria humilhantemente como foi mostrado na Saga de Hades quando ele enfrentou o Mu e o Radamanthys. Máscara da Morte possui um dos melhores golpes dentre todos os golds, perdendo somente para os que eu citei acima, o golpe "Seikishiki Meika". Tira o espírito do oponente mandando-o diretamente para o buraco do inferno. Nesse meio tempo de um corpo sem alma, Máscara da Morte poderia destroçar o corpo de seu adversário e assim acabar com as chances da alma retornar pro corpo. Mas como tem que cumprir o roteiro... rsrs

3) - Você considera a Saga G válida para relacionar poder e superioridade de um personagem a outro? Justifique isso levando em consideração o fato dos Cavaleiros de Ouro da Saga clássica perder para Cavaleiros de Bronze e na Saga G derrotarem deuses.

Bem na Saga G o foco principal são os Golds, já na Saga Clássica os principais são os Bronze boys... Mas mesmo assim acho meio estranho os golds matando deuses no G e perdendo pra cavaleiros de bronze. Sobre a distinção de forças, segundo o próprio Kurumada e o que é falado na série Clássica eles tem o mesmo poder... Mais nunca acreditei nisso, já que Afrodite, MDM e Aldebaran eram considerados isso e aquilo na Saga clássica mais pouco ou nada fizeram já na Saga G. Máscara da morte desfere um golpe em Aiolia, até então um dos golds de elite, que somente o Shaka viu... Também é mostrado um golpe do Aldebaran ou um quase golpe o tal do "Punho de Aço" que pode fazer um estrago danado... Isso mostra mais ou menos como alguns foram mal aproveitados.

4) - Em larga escala, levando em consideração que na batalha das doze Casas, até então, a grande maioria dos Cavaleiros de Ouro com poder relativo se lutassem entrariam em uma guerra de mil dias, isso continua valendo na Saga de Hades?

A meu ver não! Mascara da Morte e Afrodite até que passam por que fazia tudo parte de um plano de Shion, porém Saga, Shura e Camus entraram para lutar sério no Santuário e Shaka sozinho foi capaz de deter os três e só foi derrotado por causa da E.A. Acho que nessa cena caiu totalmente por terra a tal guerra de mil dias. Só foi mostrado isso uma vez no Anime quando Aiolia e Shaka se confrontaram na sala do GM.

PERGUNTAS INDIVIDUAIS:

Essa parte da revista é para ver a fidelidade da expressão "ete" de cada entrevistado, até para ver o nível da veracidade primeira parte da entrevista da matéria: Etismo.

1) – Máscara da Morte, que se dizia um "Cavaleiro Supremo", fez valer esse posto durante as suas surras na série de Cavaleiros do Zodíaco?

Não considero "surras" mais sim batalha perdida, pois lutando pra valer ele só perdeu uma vez e foi pra Shiryu, e não considero mérito total de Shiryu como foi na luta entre Shun e Afrodite onde Shun venceu sem ajuda. Acho que foi 30% mérito e 70% sorte, já que Máscara da Morte mandou Shiryu diversas vezes para o Yomotsu. Em minha opinião Máscara da Morte venceria no primeiro "Ondas do Inferno" se ele não tivesse a ajuda de Athena. Fora que Máscara da Morte esteve com Shiryu segurado nos braço na beira do Yomotsu e não o jogou por causa das rezas de Shunrei, na mesma cena ele também demonstrou ter poderes telecinéticos jogando-a cachoeira abaixo estando no Yomotsu. E mesmo sem sua armadura ainda era forte só teve azar de cair no buraco da morte.

2) – Quando foi despachado para o castelo de Hades, por intermédio de Shion, Máscara da Morte implora pela vida para Radamanthys, um dos três juízes. Isso é coisa que alguém que se diz mais forte faria?

Não. Mas isso é coisa que a TOEI gostaria de fazer com o Cavaleiro de Câncer. Tem furos naquela cena exemplo: No castelo de Hades TODOS os golds que lutaram lá, levaram surra, por causa da barreira de Hades, porém MDM e Afrodite foram mandados para o Yomotsu, teoricamente a barreira imposta por Hades não teria mais efeito algum e MDM teria uma vantagem natural por estar num local "conhecido" dele. Mais essa cena foi realmente ridícula, não gosto de falar isso... Mais no manga ta melhor =P

3) – Máscara da Morte, caso estivesse em condições normais de batalha na luta contra Mu, ou seja, trajando uma Armadura de Ouro, teria chances, sendo que mesmo estando com Afrodite e Shion foi derrotado? Lembrando que na Saga das doze casas perdeu com armadura e tudo para um deficiente visual, como você encararia essa realidade?

Depende muito... Mesmo trajando a Sapuris acho que numa luta séria Mu não teria chances contra Death Mask, o poder do Mu não é tão destrutivo assim ele apenas teleporta o adversário pra um lugar distante, já o golpe de MDM tira a alma do adversário do corpo... Esse sim é um golpe a ser temido. Mais trajando ou não a Armadura de Ouro MDM é forte, e sobre a luta contra Shiryu, tudo foi contra Mascara da Morte e ele perdeu sem armadura... Não considero aquela luta como vitória de Shiryu mais sim como vitória de Athena.

4) – Máscara da Morte nos cinco picos antigos admite saber da verdade para o Mestre Ancião. Sabendo disso, você é mesmo fã de um Cavaleiro vil e sem moral que mesmo sabendo da traição de Saga o aceitou como Mestre e lutou contra a verdadeira Athena? Justifique.

Bem, nesse episodio o Mascara da Morte diz ter seus próprios conceitos de justiça, ele diz que a justiça esta do lado de quem vence, naquele episodio ele toma uma lição de moral do mestre Ancião, e também naquele episodio ele praticamente, não exatamente com essas palavras, que não teria chances contra Saga se fosse se rebelar contra ele.

Teoricamente teria o mesmo fim de Aiolos. Mu também sabia da verdade, porém não contava pra ninguém e se ausentava do Santuário por diversas vezes. Antes de tudo MDM foi "inteligente" ao se juntar a Saga já que era um Assassino e sabendo da verdade poderia ser morto ao se rebelar ele usou seus próprios conceitos de justiça e se uniu ao lado que considerava o mais forte.

PERGUNTA FINAL:

1) - O que significa para você o Etismo para você? Em sua opinião, qual foi o anime a começar com essa "religião" para muitos assim considerados?

Etismo pra mim significa ser fã ao extremo de alguém, admirar algo de especial nele, e as vezes até seguir os feitos dele no desenho ou em qualquer lugar que seja, na vida real (o que não é meu caso, pois não sou assassino, mais boto as cabeças dos mosquitos mortos na minha parede =P ). E sobre o anime que começou com isso foi o próprio CDZ que foi a primeira febre de anime aqui no Brasil, abrindo portas para os outros como Dragon Ball, Pokémon, Digimon, etc.



Nome: William Gustavo Mancini
Idade: 21 anos
Signo: Áries
Escolaridade: Segundo Grau Completo
Lado ETE: Aiolete






PERGUNTAS BÁSICAS:

Essa primeira parte é para conhecer os motivos de cada "ete" que o levaram a escolher o personagem favorito e tudo mais.

1) - A tua preferência e "fanatismo" pelo personagem foi porque ele corresponde:
Ao seu signo;
Porque você se identificou com ele;
Pois acha ele forte e superior a todos;
Em última escala por ele passar uma personalidade e caráter que você admira.

Comente.

Bom... No meu caso, na verdade, meu signo é Áries, não acho que o Aiolia seja o mais forte de todos, mais em minha opinião é um dos. E minha personalidade é totalmente o oposto da personalidade do leonino, talvez seja por isso que eu o admire tanto. Ele é uma pessoa que eu queria ser, corajoso, valente, luta sempre com garra e sempre usando o coração em suas lutas. Confesso que meus dois cavaleiros de ouro favoritos são Mu de Áries e Aiolia de Leão. Aiolia é o meu favorito, pois diferentemente do Mu, o leão é um cara de extrema atitude, e nas lutas nunca se dá por vencido (a lá Seiya de Pegaso) por isso acho ele um dos mais fortes. Não importa se suas técnicas não são tão poderosas, se o adversário tenha técnicas e/ou experiência melhores, essa garra e força em seu coração faz com que nunca se entregue e sempre lute pelos seus ideais. Alem de que, o Lightning Plasma (Relâmpago de Plasma) é uma das técnicas mais show de todas XD

2) - Partindo com os fatos da série, que existem cavaleiros de ouro mais poderosos que o seu personagem, como você reage com esses argumentos quando eles vêm de encontro ao que você acha sobre seu personagem?

Não há duvidas que existam personagens mais fortes que o Aiolia. Shion, Dohko, Saga e o próprio Aiolos são grandes exemplos disso. Até Shaka de Virgem e Mu de Áries,tem grandes chances de ganhar do Aiolia. Sim, sou fanático pelo Aiolia, mais sei distinguir muito bem quem estão teoricamente acima dele, digamos que apesar de fanático, não sou cegado por isso, não o coloco como um deus na terra. Sei que possui grandes defeitos, como sua impulsividade que o faz cometer certos equívocos, mais também é essa impulsividade que o faz forte. Digamos que é essa impulsividade que o faz explodir, e assim poder lutar com pessoas mais fortes de igual pra igual. Gosto de compará-lo com o Seiya. Apesar de Seiya lutar contra pessoas mais fortes que ele, a impulsividade do Pegaso, faz seu cosmo explodir a ponto de superar os adversários mais fortes. Creio que Aiolia também lute com impulso e coração a ponto de se igualar e/ou superar qualquer um. Lembro da passagem contra o Radamanthys no castelo de Hades. Apesar te contar com apenas dez por cento de poder e estar praticamente todo ferrado, por assim dizer, com os ataques do Kyoto, Aiolia em um momento, explode seu cosmo de uma forma tão impressionante, que se ele estivesse sem a barreira do castelo, ou pelo menos a barreira fosse uma tanto mais fraca, ele trucidava o Radamanthys.

3) - Você considera a Saga G válida para relacionar poder e superioridade de um personagem a outro? Justifique isso levando em consideração o fato dos Cavaleiros de Ouro da Saga clássica perder para Cavaleiros de Bronze e na Saga G derrotarem deuses.

Na minha sincera opinião... Não.

Creio que a saga G, supervaloriza os cavaleiros de ouro a ponto de fazer os cavaleiros dourados da saga clássica ridículos. Historicamente, mitologicamente e segundo a própria obra de Kurumada, os titãs eram tão poderosos quanto os deuses, e segunda acho que se não me falhe a memória, o hipérmito e/ou enciclopédia, não me recordo direito, de onde é essa informação, os titãs eram tão poderosos, que os 12 grandes deuses olimpianos tiveram que usar de suas lendárias Kamuis, para poder derrotá-los.

Os cavaleiros de ouro com armaduras tecnicamente inferiores e não sendo deuses lutam como essa diferença não fosse tão significante assim. Alem de que, depois de 13 anos, mais velhos e experientes, conseguem a façanha de perder para cavaleiros de bronze. Sem falar que com a entrada de um Cronos diferente no Next Dimension, pode complicar mais ainda a validade do Ep. G. Existem pelo roteiro, maneiras de isso ser contornado, mais enquanto isso não ocorre, prefiro considerar o Ep. G, como apenas um belo trabalho de valorização dos cavaleiros dourados.

4) - Em larga escala, levando em consideração que na batalha das doze Casas, até então, a grande maioria dos Cavaleiros de Ouro com poder relativo se lutassem entrariam em uma guerra de mil dias, isso continua valendo na Saga de Hades?

Esse negócio de poder relativo, eu acho, bem relativo. Rsrsrs

Tanto é que nunca vi uma "guerra de mil dias" durarem mil dias. Cavaleiros de ouro tecnicamente têm o mesmo poder mínimo, devido que todos possuem domínio de seu sétimo sentido. Porem alguns devido técnicas melhores, maior experiência, ou força de vontade, conseguem expandir o seu poder mínimo e eficiência mais que outros. Creio que isso não valeria nem para a saga de Hades nem para a clássica. Facilmente podemos identificar cavaleiros extremamente superiores aos outros, tais como Shion de Áries, pois a não ser Dohko de Libra, na saga de Hades, nenhum cavaleiro de ouro defendendo as casas, iria conseguir detê-lo, nem mesmo Shaka que é tido como o mais próximo de deus.

PERGUNTAS INDIVIDUAIS:

Essa parte da revista é para ver a fidelidade da expressão "ete" de cada entrevistado, até para ver o nível da veracidade primeira parte da entrevista da matéria: Etismo.

1) – Sabendo que Aiolia foi "derrotado" por Saga quando lutava contra Shaka no Salão do Grande Mestre; você, conseguiria afirmar que este teria chances contra Saga em condições normais, sendo que Saga sem 4 sentidos e ferido, conseguiu parar o Relâmpago de Plasma com a mão, uma das técnicas que no Mangá G levaram deuses a derrota?

Acredito que sim. Afinal, quem conhece a obra, sabe que para um cavaleiro de ouro, perder qualquer um de seus sentidos, não faz diferença alguma. Tanto é que quando Ikki de Fênix perdeu seus seis sentidos para Shaka e ter apanhado feito um condenado, ainda conseguiu levá-lo até outra dimensão, ou seja, mesmo sendo teoricamente muito mais fraco que Shaka, conseguiu superá-lo e como disse o próprio Shaka, "e muito."  Se Ikki conseguiu fazer isso no estado em que se encontrava, Saga obviamente poderia fazê-lo também, então acho que ele não estava com tanta desvantagem assim. E outro fator importante, Saga viu o Relâmpago de Plasma em execução enquanto estava disfarçado na casa de Leão. E segundo a lei "Um golpe já visto por um cavaleiro não pode funcionar uma segunda vez!", regra essa que funciona perfeitamente com o Saga, eu creio que Aiolia é quem estava na desvantagem, afinal, Saga já tinha visto o Relâmpago de Plasma em execução e Aiolia nunca tinha visto uma Explosão Galáctica.

2) – Aiolia na Saga das doze Casas parecia ter o mesmo nível de Shaka, já que ambos empataram, porém, na Saga de Hades, existia um abismo tremendo entre os dois. Sabendo disso, Aiolia não foi menosprezado e subestimado por Shaka na batalha na Sala do Mestre, já que Shaka se mostrou superior a muitos Cavaleiros de Ouro remanescentes da batalha das doze casas em Hades?

Não creio que esse abismo tenha efetivamente existido. Poderia afirmar o teatro da luta do Virginiano, que efetivamente Shaka, queria morrer e aquele era o momento que ele tinha escolhido para tal. Na luta de Shaka vemos que ele tem necessidade de explodir seu cosmo abrindo seus olhos, mais de uma vez, fazendo com isso ampliá-lo com muito mais facilidade que outros cavaleiros. E tendo que usar de sua melhor técnica para barrar Saga, Shura e Camus. Se não ele não seria capaz de pará-los, isso segundo ele mesmo disse (ou pensou). Em uma luta contra um cavaleiro de ouro, mesmo que seja o próprio Aiolia, a técnica Tesouro do Céu, pode muito bem, segurar o Leonino por certo tempo, mais se Shaka acabar retirando os sentidos do Aiolia, como fez com Ikki, corre o risco de fazer o Aiolia, atingir o mesmo nível do Ikki naquela ocasião, e sendo Aiolia um cavaleiro de ouro, muito provavelmente nessa situação, Shaka não iria apenas ir
para outra dimensão não!

3) – No mangá G, vimos que se não fosse por intermédio de muitos Cavaleiros de Ouro, Aiolia já teria morrido em, diversas ocasiões, sendo que em uma ocasião foi salvo por Marin, uma Amazona de Prata. Isso não coloca Aiolia abaixo dos demais Cavaleiros de Ouro, ou é só porque ele tomou o lugar de encosto de Seiya mesmo?

Fator encosto is all! = FATO rsrsrs
Como já disse lá atrás, considero o Aiolia, MUITO parecido com o Seiya. Acho que a única coisa que difere o encosto de Pegaso, com o encosto de Leão, é que o Seiya é mais extrovertido e brincalhão (bobão), e Aiolia é mais sério e centrado. Falando um pouco mais sério agora, não vejo problemas em ser ajudado por outros, vemos isso o tempo todo. Até a própria Marin, Shina e cavaleiros de bronze menores precisaram da ajuda de Kiki para poder defender Seika de Thanatos, fato esse que não as fizeram mais insignificantes. E também, sem ajuda de Cassuis (um soldado), Seiya teria morrido pelas mãos do próprio Aiolia, e vimos mais tarde que Seiya matou um deus (Thanatos) praticamente sozinho, feito que nenhum outro cavaleiro conseguiu fazer. A gora eu pergunto! Seiya é fraco por que recebeu ajuda de um soldado, ou é forte porque matou um deus sozinho? E também, em várias lutas no anime/manga, vemos mensagens de amizade e união e segundo Atena (Saori) é essa amizade que faz um humano ser forte, força essa desconhecida pelos deuses.

4) -  Por fim, vimos que no episódio G, Aiolia aprendeu uma técnica com o treinamento com o seu irmão Aiolos, a Explosão de Fótons. Saga mesmo explicou que é um golpe similar a Explosão Galáctica, pois utiliza da super nova, cosmo que é controlado unicamente por Saga, Shaka e Kanon. Na Saga Clássica, Aiolia, nunca teve tal técnica,logo, isso faz de Aiolia um Cavaleiro de Ouro qualquer sem uma técnica secreta sendo perante muitos, limitado?

Bom, vou tornar a responder usando perguntas! Seiya, Shun, Shiryu, Hyoga e Ikki controlam a super nova? E viram o que foram capazes de fazer. A super nova é um artifício bom? É um artifício bom, mais o que aditando manejar a super nova e ter técnicas fodasticas, se não consegue converter isso em resultados. Kanon tem a super nova e não derrotou Ikki que não tem, Saga tem a super nova e usou-a duas vezes contra o Ikki e não o matou. Tá... Alguns dizem que Ikki é imortal, mais isso nunca foi comprovado, apesar de que Ikki ser meu cavaleiro de bronze favorito. XD

A questão é que Aiolia pode ser considerado limitado, mais sua garra, persistência e principalmente coração, o faz lutar sem nunca desistir explodindo seu cosmo e fazendo milagres. Voltando a compará-lo com o Seiya, os meteoros de Pegaso que geralmente, não funcionam na primeira, nem na segunda, muitas vezes nem na centésima vês (rsrsrs) vez, quando Seiya expande seu cosmo com seu coração, os meteoros conseguem funcionar na centésima primeira. (rsrsrs) Técnica é importante? É! Mais não é tudo.
O LIMITE ESTÁ NO COSMO DO CAVALEIRO.

PERGUNTA FINAL:

1) - O que significa para você o Etismo para você? Em sua opinião, qual foi o anime a começar com essa "religião" para muitos assim considerados?

Etismo, para mim, é uma maneira da pessoa poder manifestar sua admiração por alguém ou algo, para as outras pessoas, o que acaba valorizando alguma coisa, tal como o futebol! Eu sou Corinthianete XD, e cada vez que ele ganha algo, principalmente de rivais, podemos brincar com eles (zoar), fazer discussões, debates, o que acaba valorizando o futebol, é uma maneira de a pessoa expressar seu carinho e/ou identificação. Acho que isso tudo começou (aqui no Brasil) em se tratando de animes Com Yuyu Hakusho e Cavaleiros do Zodíaco, os dois primeiros grandes animes a fazerem sucesso aqui. Saint Seiya, eu acho ser o principal, devido sua grande variedade de personagens, cada um com uma personalidade bem diferente de outro, onde as pessoas sempre acabavam se identificando com algum e tendo extremo carinho por um e antipatia por outros. Podemos ver os debates e discussões bem variados até hoje nas comunidades devido tamanho fanatismo e admiração por essa obra pioneira aqui.





Nome: Thiago Prado
Idade: 20 anos
Signo: Libra
Escolaridade: Segundo Grau Completo
Lado ETE: Shakete




PERGUNTAS BÁSICAS:

Essa primeira parte é para conhecer os motivos de cada "ete" que o levaram a escolher o personagem favorito e tudo mais.

1) - A tua preferência e "fanatismo" pelo personagem foi porque ele corresponde:
Ao seu signo;
Porque você se identificou com ele;
Pois acha ele forte e superior a todos;
Em última escala por ele passar uma personalidade e caráter que você admira. Comente.

Bom Shaka é um personagem com quem me identifico, eu o acho o mais forte e poderoso do que todos os outros; acho também interessante à forma como Shaka aparece diante dos inimigos sendo um homem poderoso e temido.

2) - Partindo com os fatos da série, que existem cavaleiros de ouro mais poderosos que o seu personagem, como você reage com esses argumentos quando eles vêm de encontro ao que você acha sobre seu personagem?

O que eu acho é bem simples, sou um cara chato. Não importa o quanto às pessoas tentem pra mim Shaka de virgem continuará sendo o cavaleiro mais forte de toda a série Saint Seiya.

3) - Você considera a Saga G válida para relacionar poder e superioridade de um personagem a outro? Justifique isso levando em consideração o fato dos Cavaleiros de Ouro da Saga clássica perder para Cavaleiros de Bronze e na Saga G derrotarem deuses.

Sim, a Saga G pra mim é uma obra valida e nessa relação de que os Cavaleiros de Ouro foram derrotados por bronzeados é que de fato, os bronze boys estavam lutando por Athena e Athena estava-os auxiliando em todas as lutas.

4) - Em larga escala, levando em consideração que na batalha das doze Casas, até então, a grande maioria dos Cavaleiros de Ouro com poder relativo se lutassem entrariam em uma guerra de mil dias, isso continua valendo na Saga de Hades?

Não! Digamos que na Saga de Hades os cavaleiros estavam em outro nível. Uma comparação bem simples é quando Aiolia e Shaka lutam diante de Saga na Saga das 12 Casas, e na Saga de Hades, Shaka aparece como o Cavaleiro mais forte, lutando contra Saga Camus e Shura ao mesmo tempo e mais tarde Aiolia tentando lutar contra os 3 renegados.. Aí podemos notar já uma grande diferença nos poderes de ambos os cavaleiros.

PERGUNTAS INDIVIDUAIS:

Essa parte da revista é para ver a fidelidade da expressão "ete" de cada entrevistado, até para ver o nível da veracidade primeira parte da entrevista da matéria: Etismo.

1) – Como você reage quando alguém fala que (com fatos do mangá) saga é mais forte que todos? Sendo que dentro dessa colocação esta Shaka.

Bom, podemos ver que uma boa parte dos cavaleiros paga um pau danado pro Saga, mas quando se trata de Shaka vimos que este único Cavaleiro de Ouro é capaz de "brincar com 3 "golds" de uma só vez". Fica meio difícil provar tamanha barbaridade.

2) – Sabendo que Shaka utilizou o Tesouro do Céu em Ikki e retirou os cincos sentidos do mesmo, como você reage quando falam que mesmo Shaka sendo forte foi ridicularizado por um Cavaleiro que disse deixar cair na técnica de propósito e assim derrotá-lo sem os seis sentidos e ferido?

Bom, Shaka não foi ridicularizado (por acaso isso é pergunta de algum Saguete louco né?) vimos que boa parte da luta Ikki não fez nada, somente após a perda dos seis sentidos que Ikki conseguiu seu objetivo que era tirar Shaka do caminho. Outra coisa, Ikki pode até ter dito que caiu de propósito, mas uma coisa é fato, até o momento em que Shaka explica sua técnica a Ikki o mesmo não sabia o que a técnica fazia, e não tinha como ele escapar da técnica suprema do cavaleiro de virgem.

3) – Shaka no anime lutou com todas as suas forças contra os três Cavaleiros que foram um dia Cavaleiros de Ouro e foi morto bravamente em batalha. Como você vê o vê em superioridade ao ver Saga falar isso para Pandora: "Nós agora o mataremos com a nossa verdadeira força"? Isso mostra que não lutaram com tudo contra Shaka e o mesmo foi subestimado e poupado? Justifique.

Bom, o que nos deixa a entender que a tríade não lutou com Shaka a sério foi porque a verdadeira intenção era entregar a armadura de Athena a Saori, por isso não queriam que nenhum de seus amigos morressem, por isso não lutaram com tudo, a maior prova é que Saga tem uma chance de matar Shaka com um Explosão Galáctica, mas manda um Outra Dimensão.

4) – Como você reage ao saber que Shaka concordava que o Mestre, que mesmo desconhecendo ser Saga, em sua concepção sobre justiça, acreditava que ele era justo por fazer a sua justiça valer? Sendo que a justiça do Mestre era a justiça calçada na base da força, e que o deus daquela ideologia era Saga, não mostra que Shaka sempre aceitou Saga por ser o mais forte?

Não, Shaka jamais disse aceitar que o grande mestre era o mais forte. Shaka: "para mim o Grande mestre é a justiça, por isso não me atrevo a ir contra ele" alguns podem até pensar da mesma forma do autor da pergunta, mas em minha opinião, Shaka só aceitava o mestre porque o achava justo, indiferente do que ele fazia era na base da força

PERGUNTA FINAL:

1) - O que significa o Etismo para você? Em sua opinião, qual foi o anime a começar com essa "religião" para muitos assim considerados?
 

Acho que todos nós temos um personagem favorito, tendemos a defendê-lo sempre! Enxergamos o lado bom do personagem, sendo que todos eles têm seu lado bom e ruim. Acho que o etismo se torna insuportável quando não temos nenhum argumento e continuamos a achá-lo melhor do que os outros e pior do que isso quando desmerecemos os comentários dos outros pelo "etismo"; Saint Seiya, pra mim, foi o anime que começou com essa coisa de "etismo".

Com isso chegamos ao primeiro encerramento da pesquisa sobre o etismo. Cada entrevistado, autodenominado "ETE", de fato, mostrou que dentro de um contexto universal que, o seu personagem preferido sempre é escolhido por identificação, personalidade e por ele vale a pena um bom debate para provar seu valor para outros dentro da série. Vimos que nem todos são "ETES" fanáticos, pelo contrário, uns mostram ter afinidade com um personagem, mas aceitam a "existência de outros personagens mais fortes dentro do contexto da série. Outros, já mostram ter garra e muita disposição de colocar seu personagem na posição que melhor lhes convir, nem que para isso tenham de ultrapassar e sobrepujar muitos no caminho. Porém, ambas as partes nunca deixaram sumir a ilusão de terem preferências, afinidades por um personagem que é especial mesmo dentro de divergências. Na próxima edição, teremos o encerramento da pesquisa sobre o "etismo" e teremos as presenças de "ETES" de Libra a Peixes. Não perca a próxima edição!


Créditos:
Revista Saints Edição 03
Idealizado por Lucas Santiago
Participação Especial: Wasat

Nenhum comentário :