segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Breve História de Phoenix no Ankaa - MF

Phoenix no Ankaa - MF

Muito prazer sou o Phoenix no Ankaa - MF, um tradutor e editor de mangás da estória chamada pelo mundo de "Saint Seiya" e pelo Brasil de Cavaleiros do Zodíaco. As sagas Episódio G, The Lost Canvas e Next Dimension levam como marca minha dedicação.

Sou o fundador do Grupo Fansuber Phoenix Edições, reponsável atualmente pela assinatura do mangá do The Lost Canvas, bem como sou da família Blog Episódio G BR que dispensa maiores comentários.

UM FÃ DE CDZ

Sempre assisti os desenhos animados da TV aberta, e gostei especialmente de um, dentre vários. Entre Shurato, Dragon Ball, Pokemom, Samurai Warriors e outros, CDZ se destacava.

Sempre via os episódios que podia e perdi muitos dias de CDZ naqueles tempos. Em dado momento da vida tive acesso a todos os episódios passados na TV, recuperei o tempo perdido e episódios não vistos. A fase Hades chegou, acabou e Lost Canvas é o joia do momento. Espero ansioso os OVAS 05 e 06 do Anime LC.

Comecei minha coleção pelos sebos de minha cidade. Pouco tempo depois tive o prazer de completa-la com os 48 volumes do clássico e os 10 do Episódio G. E desse ponto começa a parte mais importante dessa história.

EPISÓDIO G E O BLOG ESPISÓDIO G BR

Com o clássico totalmente lido e o Episódio G lido até o volume 10, comecei minha busca pela sequência da segunda estória. Na internet após muita procura só havia o volume 11. Queria ler mais e achei em espanhol mais capítulos, quando percebi que podia fazer algo e traduzi a minha maneira o volume 12.

*NM* Aiolos, do Blog Espisódio G BR, me viu pela rede e me convidou para participar do Blog como Tradutor. Surgiram os Volumes 13,e 14.

Era conhecido sem a pretenção de ser, e o nome Marcelo Ferreira foi transformado em marca em resposta ao reconhecimento nascido da boa intenção do compartilhar.

LOST CANVAS E A COMUNIDADE ORKUT - SAINT SEIYA : THE LOST CANVAS

Saiu a nova estória de CDZ, The Lost Canvas, baixava os capítulos de onde encontrava: Taizen Blog, Sagatwin, e ao fim achei a Comunidade Orkut "Saint Seiya : The Lost Canvas" com seus membros tradutores.

Passei a baixar os capítulos por esse novo local até que o tradutor principal, um cara muito competênte chamado Marcelo, começou a ter dificuldades para fornecer os capítulos. Outros membros começaram a fazer suas versões e senti que poderia contribuir também. Comecei meu trabalho com Lost Canvas.

Seguia traduzindo e editando, de materiais em espanhol, os mangás Episódio G e Lost Canvas, quando um cara se propôs a fazer uma parceria editando as imagens com melhor qualidade. Um belo trabalho foi feito pelo amigo Felippe, até que esse não mais pode contribuir. Uma nova fase nascia, a da "Edição de Imagens".

O RENASCIMENTO DAS CINZAS COMO PHOENIX NO ANKAA - MF

Em dado momento conversando com pessoas no MSN fui alertado da exposição excessiva. Como sugestão veio a criação de um fake. Nascia Phoenix no Ankaa: Phoenix porque Ikki é o melhor, e Ankaa por ser este o nome da estrela alfa da constelação no céu.

Mas ser Phoenix no Ankaa, como diriam os japoneses, não bastava pois o trabalho de Marcelo Ferreira não poderia ser esquecido. Surgia Phoenix no Ankaa - MF, com o respaldo de Marcelo Ferreira (MF), uma nova marca e um cosmo ainda mais ardente. Estava completo o cavaleiro de Atena renascido das cinzas como a lendária Ave Phoenix, a serviço do universo CDZ.

O RETORNO DA OBRA DO MESTRE KURUMADA

A obra do mestre interrompida é retomada, o Next Dimension retorna e como fã não permaneci alheio. Inspirado por esse alviçareiro retorno os capítulos anteriores (01 ao 12) foram sendo editados. Muitos capítulos ainda estão por se fazer, mas o trabalho vai sendo feito e pouco a pouco vou ocupando meu espaço com respeito que a todos é devido.

O GRUPO FANSUBER PHOENIX EDIÇÕES

Os trabalhos com Lost Canvas e Next Dimension seguiam, mas algo não estava justo. As valorosas colaborações de LAM na edição de imagens, e Etóile na revisão de textos não estava na assinatura que se apresentava. Surge o Grupo Phoenix Edições, com o mesmo trabalho, uma nova assinatura e o igual valor ao trabalho de todos.

O Grupo assume o mangá Lost Canvas e Phoenix no Ankaa - MF para manter quente seu cosmo permanece a frente do Epísódio G, trabalho com o qual nasceu e por isso muito especial. O Next Dimension parou novamente após o capítulo 16.

OS NOVOS ACESSOS NA INTERNET

Com identidade renovada o próximo passo foi criar espaços na internet para disponibilizar melhor os conteúdos de CDZ feitos por mim e por outros Otakus.

Criei o Blog do Phoenix no Ankaa - MF e sua comunidade no orkut. Com o Grupo Phoenix Edições, com prazer criei mais espaços de divulgação, mas o maior de todos estava por vir.

Por compartilhar dos mesmos objetivos e até dos mesmos materiais de CDZ, fundei o Fórum Ave Phoenix, pela parceria de dois Otakus de CDZ.

Hoje pode-se ver um grande trabalho de renovação dos blogs do Phoenix no Ankaa - MF e do Grupo Phoenix Edições. O fogo das asas da Ave Phoenix manifesta-se mais uma vez. Novas seções vão sendo apresentadas e muito mais está por vir.

A EVOLUÇÃO COMO CONTRIBUINTE DO MUNDO CDZ

O reconhecimento positivo nos leva sempre a trabalhar cada vez mais e melhor, e a tradução e edição seguiram e ainda seguem nesse caminho.

A necessidade de melhorar as imagens levou a uma sensível melhoria da edição,novos recursos de edição gráfica foram sendo descobertos. Hoje o tratamento primário de imagens e a diagramação colorida e diferenciada vão sendo utilizados, com trabalhos melhores e em tempos de edição cada vez menores.

TRABALHOS

O Epísódio G foi meu primeiro trabalho em seu volume 12, capítulos e volume completo. Seguiram-se os Volumes 13, 14 e 15. Os volumes 00, o Aiolos Hen, e o volume 11 foram sendo feitos aos poucos entre os capítulos dos volumes. Hoje esses dois volumes se encontam a disposição de todos. O volume 10 é um projeto iniciado, mas ainda sim futuro.

Ao mangá Lost Canvas temos do capítulos 088 ao 123 com a minha assinatura. Do 124 ao atual a assinatura passou ao Grupo Phoenix Edições, até o momento contando com minha tradução e edição final. Os volumes vão do 11 ao 16, e o 17 estára pronto após o lançamento do capítulo 151.

Ao Next Dimension, polêmica obra do mestre Kurumada, existem os capítulos 13 ao 16 com minha assinatura. Novas edições de capítulos antigos estão sendo feitas aos poucos, como dos capítulos 00 ao 04 já preparadas. A divulgação de Next Dimension ainda está por se aperfeiçoar, esperem e verão.

INSPIRAÇÕES E AGRADECIMENTOS

Como Phoenix no Ankaa - MF e como pessoa, minha evolução na tradução, edição de imagens, e edição finalista devo a muitas pessoas inpiradoras:

A *NM* Aiolia de Leão pelo despertar do sétimo sentido com sua edição do volume 11 do Episódio G;
A *NM* Aiolos pela visão e pelo convite à família Blog episódio G BR;
A Felippe pela valorosa contribuição no caminho ao aprendizado da edição final, atrável de seu trabalho parceiro com o Lost Canvas;
Ao LAM pela contribuição e estímulo no aprendizado do tratamento de imagens;
A Etóile por seus olhos de Lince, em sua doce contribuição na revisão de textos de Lost Canvas;
A ~Tsu ~ pela grande ajuda no aprendizado da administração dos fóruns do Foruneiros, em nome do Blog Episódio G BR e do Forum Ave Phoenix;
Aos membros da Comunidade Orkut "Saint Seiya : The Lost Canvas" pelo apoio sempre visível, positivo e negativo, junto ao trabalho desenvolvido;
A todos os fãs de CDZ pelo reconhecimento, elogios, criticas e apoio de inúmeras formas ao trabalho que faço.

Deixo por fim meu Muito Obrigado e os convido a me ajudar a completar ainda mais esse histórico. Postei fatos numa ordem cronológica não muito perfeita, pois o tempo tem seus mistérios e relações ocultas. Ajudem-me nessa história, comentem essa postagem e deixe esse espaço ainda mais rico.

Se tiverem curiosidades ou algo que queiram saber, façam suas indagações na seção "Perguntas".

9 comentários :

Kintte Mandela disse...

Sempre prestigiando esse belo trabalho, vlw.

Phoenix no Ankaa disse...

Obrigado.

♥ Sαori Kido ♥ disse...

Oie! td bem!? =D
Fiz um blog novo, e gostaria de fazer parte dos seus "Parceiros na web". Visita o blog e me de uma resposta ? ^_^
-
www.meninasdozodiaco.blogspot.com
-
Bjos! ;*

Weslley Lima de Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Weslley Lima de Oliveira disse...

Parabéns!!Lindo resumo da carreira!!!
se o meu fosse metade disso,eu jah tava feliz!!!
pois eh,sou eu,o carinha do forum cdz,q andou azucrinando por lah!!!
parabens pelo blog e vida longa a cdz!!!
(ansioso pelo cap.17 de next dimension!!)
FLW

Phoenix no Ankaa disse...

Minha deusa: ♥ Sαori Kido ♥

Seu blog será adicionado com certeza. Já está em processo.

WES LEE de Diamante

Me lembro de voce, mas esquenta não, vivemos em sociedade e coisas assim são normais. Se fosse tudo certiho não teria graça nenhuma a vida. Hehehe.

Estou na espera do ND 17 também, afinal Ikki chega na parada.

Valeu pelos Comentários.
Vida Longa ao CDZ e a Deusa Atena.

Weslley Lima de Oliveira disse...

HAHAHHAHHA
curti pacas a oração do zodíaco!!!
botei ateh no meu Orkut,boa mesmo!
viram q saiu imagens da next dimension 18 na net???
q irado!!!
cdz tah voltando,gente!!!!
esperem pra ver.....
e esperem pelo phoenix q ele vai arrebentar tbm!!!
eh isso

Weslley Lima de Oliveira disse...

e tem razão
se avida fosse toda ''certiha'',naum teria garça nenhuma!!!
hehe
flw

Eduardo disse...

então vc é o marcelo ferreira q fez as melhores traduçoes q enconmtrei dos primeiros numeros do lost canvas q baixei? cara, nao sei como tu tem tempo pra tudo isso, mas pelo lost canvas, pelo episodio g e pelo que começarei ja a baixar do next dimension, o meu imenso obrigado! bacana o lance da estrlea alfa... eu ficava me perguntando se ikki em japones se escrevi ankaa... shuahsuahusa! baita trabalho, guerreiro. parabens!